
Devo escolher uma franquia mais alta ou mais baixa?
A franquia é um fator importante na definição do valor a pagar pelo seu seguro. Pode permitir a redução do preço do seguro – mas, se o seu automóvel precisar de uma reparação ou caso haja uma perda total, os custos a seu cargo serão mais elevados.
Franquia: o que é e como funciona
Ao contratar um seguro automóvel, é fundamental que esteja claro para si o que significa a franquia e que valor deve escolher.
Vamos ao significado: a franquia é o valor que fica a seu cargo em caso de acidente. A sua seguradora irá assumir apenas o custo das reparações ou compensações acima do valor da franquia.
A franquia pode ter várias modalidades de pagamento e funcionamento. Pode funcionar através de um valor fixo ou de uma percentagem do valor do bem segurado, ou do dano a reparar.
Se escolher uma franquia mais alta, o preço do seguro irá diminuir. No entanto, em caso de acidente, a seguradora irá cobrir somente uma parte dos custos.
Vejamos um caso prático: imagine que o seu carro está avaliado em 10.000€ e o seu seguro prevê uma franquia de 5%. Isto significa que teria de assumir os prejuízos ou reparações até 500€, e a seguradora iria garantir o restante valor.
Pelo contrário, se optasse por não ter franquia, a seguradora iria assumir os custos de reparação na totalidade. Nesta situação, o preço do seu seguro seria mais elevado.
Deve analisar ao detalhe todas as vantagens e desvantagens de contratar um seguro com uma franquia mais alta, mais baixa, ou até mesmo sem franquia, sabendo que isso terá impacto no valor que paga anualmente.
Comentários
Nenhum comentário encontrado.